Saiba quais são os problemas mais comuns nas crianças

A cárie da primeira infância (CPI) trata-se de crianças com menos de 6 anos, na qual já tenham desenvolvido duas ou mais cáries na primeira dentição. E quais são os fatores de risco? Veja abaixo!

Quais são os alimentos responsáveis pelas cáries?

Alimentos ricos em glicose, ou seja, açúcares e amido, como doces, sucos, refrigerantes, bolachas, entre outros, são os maiores responsáveis pelas cáries, principalmente as coronárias, tipo mais comum entre as crianças e adolescentes, e que se forma na parte superior dos dentes, onde ocorre a mastigação.

Quais são os fatores de risco?⠀
➡ Não escovar os dentes após as refeições⠀
➡ Nunca ter ido ao dentista⠀
➡ Beber sucos de fruta ou leite com frequência, visto que o açúcar permanece sobre os dentes.⠀

Quais são os problemas mais comuns na criança?

  • Periodontite⠀

É uma inflamação na gengiva que pode provocar o enfraquecimento ou até mesmo a perda dos dentes.⠀ ⠀ 

  • Gengivoestomatite⠀

Condição que surge principalmente em crianças com o sistema imunológico debilitado, a gengivoestomatite é uma inflamação da mucosa oral causada pelo vírus da herpes, com o aparecimento de aftas e inchaço das gengivas.⠀ 

  • Monilíase ⠀

Infecção da orofaringe causada por fungos, também conhecida como sapinho.⠀ ⠀ 

  • Halitose 

O popular mau hálito também acomete as crianças, sendo que a maioria dos casos são provocados por outros problemas bucais, como gengivite, periodontite, placa bacteriana e cárie.⠀ ⠀

Como prevenir?⠀
➡ Frequentar o dentista desde cedo, realizando visitas regularmente⠀
➡ Escovar os dentes duas vezes ao dia ou após as refeições, com um creme dental que proteja o esmalte do dente
➡ Manter alimentação saudável e evitar alimentos com grandes quantidades de açúcar.⠀

Há tratamento?
Sim! A cárie que acomete os dentes primários (de leite) pode ser restaurada por um odontopediatra, quando detectada precocemente. Para um tratamento de sucesso, é importante a boa comunicação entre o especialista, paciente e família, tendo em vista que a criança precisa inserir bons hábitos de higiene bucal em sua rotina, a fim de evitar novos casos da doença. 

A saúde bucal das crianças merecem atenção e nós estamos aqui para auxiliar. Agende um horário conosco e fale com a nossa odontopediatra!